quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O segredo dos aprovados: Daniel Cançado (Faculdade Ciências Médicas - MG)

Daniel Cançado fez cursinho, mas estudava individualmente por longas horas

Daniel Cançado passou no vestibular da Faculdade Ciências Médicas - MG. Ele engrossa o coro daqueles que dizem que não há atalhos para Medicina. "O caminho é difícil", ele garante. Daniel fala por experiência: fazia sessões de estudo que chegam à seis horas de duração. Isso quando não estava ocupado no cursinho pré-vestibular ou com o terceiro ano do ensino médio. Ele estudava no Colégio Loyola, em Belo Horizonte, onde recebeu a estrutura necessária para que seu esforço fosse bem direcionado. Assim, o sucesso dele foi garantido e, agora, Daniel se prepara para ser um médico. 

No entanto, o discurso realista não é para desincentivar ninguém. Ele garante que todo o sacrifício compensa - e muito. Daniel Cançado dá dicas importantes, nessa entrevista, para seus futuros colegas de profissão. Confira:  


Você sempre quis ser médico? Como você se interessou pela Medicina?
Na verdade, nem sempre tive Medicina em mente. Sempre tive muita dúvida em todas as áreas. Quando comecei o terceiro ano, pensava em fazer cursos muito diferentes. Além de Medicina, também cogitava Engenharia Mecânica, Economia, Direito ou Letras. Porém, com o andar do ano, pude estudar mais a fundo várias outras disciplinas. Aí, eu percebi que realmente me interessava na área de biológicas. Por isso, fiquei em dúvida entre Farmácia e Medicina. Mesmo assim, optei por Medicina, pois acho encantadora a profissão. Com Medicina, posso conciliar minha realização pessoal com muitos desafios que com certeza aparecerão.


O curso de Medicina é sempre muito disputado. Qual foi a estratégia que você adotou para lidar com tanta concorrência? Qual era sua rotina de estudos? Quantas horas por dia você estudava?

Daniel Cançado se dedicou e, assim, foi aprovado em
Medicina
A concorrência era algo que me assustava bastante. Mesmo assim, eu sabia que, se eu seguisse uma rotina de estudos que não me deixasse desesperar, eu estaria preparado para lidar com ela. Eu procurava rever tudo que os professores davam na aula, fazendo exercícios e anotando as dúvidas. Assim, fazia isso ao menos 3 vezes por semana, das 14h às 19h. Entretanto, como eu estava cursando o 3º ano e não fazia pré-vestibular (apenas cursos de matérias específicas), algumas semanas eram mais difíceis e mais cheias e não conseguia estudar tanto. Mesmo assim, não me deixei desesperar e tentei continuar ao máximo seguindo adequadamente minha rotina.  Para otimizar os meus estudos, sempre buscava não enxergar minha rotina como uma “camisa de força” e sim como uma sugestão, para que eu não me estressasse caso não a seguisse.

O que você considera ter sido fundamental para a sua aprovação em Medicina?

Considero fundamental o apoio que recebi dos meus pais, que sempre estavam ao meu lado auxiliando-me sempre. Ainda, considero o apoio dado pelo colégio – tanto amigos, quanto professores. Eu era novato e os amigos que eu fiz lá me deram várias dicas que, com certeza, foram indispensáveis para a minha aprovação.

Valeu a pena todo o esforço? Qual foi a sensação de ter visto seu nome na lista de aprovados?
A Faculdade Ciências Médicas - MG

Bom, ao longo do ano fiquei me questionando se todo o esforço valeria a pena. Quando vi que passei muito bem colocado em duas faculdades renomadas, minha alegria foi enorme. Considero que cada calo na mão, cada noite mal dormida no final valeu muito a pena, pois foi um tremendo alívio.

Você já pensou na especialidade que seguirá? Qual? Por que fez essa escolha?

Ainda não pensei em nenhuma especialidade. Acredito que seria pretensão minha entrar no curso de Medicina já pensando o que eu quero fazer. Na faculdade, muitas portas são abertas e oportunidades incríveis aparecem e por isso não tenho nem ideia de qual especialidade seguirei.


Brevemente, o que você diz para aqueles que, como você, decidiram por uma carreira em Medicina e estão se preparando para o vestibular?
Medicina é definitivamente o curso mais difícil de se entrar no Brasil. A concorrência é grande, as provas são difíceis e o tempo é curto. Muitos se intimidam diante desse contexto e desistem, mas se é o seu sonho entrar nesse belo curso, cada esforço valerá a pena. Infelizmente, em nosso país, cultua-se o “esforço mínimo”, em que se você fizer um trabalhinho meia boca, logo logo você terá o que quer. Contudo, a vida real é bem diferente e, se você quer Medicina, abruptamente diferente. O caminho é realmente difícil. Posso dizê-lo porque eu também passei por isso. Mesmo assim, no final de tudo, olhar para trás e ver tudo que você aprendeu, por quanta coisa você correu atrás, cada noite em que você via seus amigos indo para a balada e você ali, estudando Química Orgânica... No final, posso te assegurar que valerá a pena. Não é possível transmitir qual é o sentimento de olhar para a lista dos aprovados, mas espero que todos aqueles que realmente se dedicaram possam um dia senti-lo!

Leia outras entrevistas com os aprovados em Medicina clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário