segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Maurício Souza conta como tirou 980 na redação do Enem

Detalhe das notas de Maurício Souza: notão em Redação

Ele estudou em escola pública e não foi aprovado. Porém, não desistiu. Tentou mais um ano. O resultado: 822 pontos no Enem

 No SISU do ano passado, a Medicina da tradicional UFRJ liderou as notas de corte. A universidade exigiu 822.82 pontos dos estudantes de todo o Brasil. Ainda assim, passar para a UFRJ não é impossível. O Caderno de Biologia e Química trouxe recentemente a história do Breno Alves (clique aqui para ler), que passou para lá, depois de muito esforço e disciplina. 

E hoje é a vez do Maurício Souza provar que ser aprovado para lá - ou qualquer outra universidade, em qualquer curso, é possível. Ele pontuou 822.42 este ano no Enem. São 40 décimos a menos da maior nota de corte do SISU do ano passado, sem considerar os pesos da UFRJ. Ao que depender das orações de vestibulandos de todo o Brasil, as notas de corte cairão. E Maurício Souza passará de uma só vez para o que ele decidir.

Aprovado em Odontologia em 2014, Maurício agora pretende fazer Medicina

No ano passado, ele passou para Odontologia, na Universidade Santa Cecília. Agora, comemorando sua nota pelo Enem, que é quase um passe livre para qualquer curso, ele pretende fazer Medicina. Desse modo, ficará mais fácil seguir a especialização em Traumatologia - área pela qual ele tem profundo interesse.

O segredo? Ele diz que uma dose de preparo, é claro, necessário. Ele estudava o dia inteiro para o Enem (sempre descansando, para o estudo render mais). Mas não é apenas isso. Ele diz que a confiança também é um item que não pode faltar. Um outro ingrediente para se dar bem é focar na redação. A média de Maurício sempre sobe, nas universidades, por causa dela. A redação tem peso maior em muitas universidades. E, pensando nisso, Maurício dava atenção especial para a redação, em suas sessões de estudo. Não foi a toa que, por pouco, ele não atingiu a nota máxima. Os 980 pontos o colocam muito a frente da média nacional, que foi de 455,4 pontos.

Confira todos os detalhes na entrevista abaixo. Maurício dá dicas preciosas para aqueles que vão tentar o Enem para valer esse ano ou que não tenham ido tão bem na prova em 2014.

Entrevista

Você sempre quis ser médico?
Eu não pensava no curso de Medicina, apontava como uma Futura Profissão a Odontologia, porém tudo começou a mudar, fui aluno de escola pública, e sofria de uma defasagem imensa. Meus professores eram ótimos. Porém, a escola, assim como boa parte das escola públicas, não ofereciam o suporte para o aluno chegar preparado ao vestibular

Por que foi para Odontologia? Já pensava em continuar tentando para Medicina? 
No primeiro ano do Ensino Médio (2011), eu comecei a prestar vestibulares todos para Odontologia. Obtive a aprovação apenas em uma particular como treineiro. No segundo Ano (2012), eu e uma amiga de turma, falávamos sobre os vestibulares. Ela queria Medicina e eu queria Odontologia. Decidi, no 3° ano do Ensino Médio (2013), cursar Odontologia. Comecei a pesquisar sobre o curso e sobre suas áreas de especialização. Sempre gostei da parte de Traumas e Emergência. Na Odontologia, eu poderia trabalhar em Cirurgão do Trauma do Buco Maxilo. 

Mas, daí, eu fui inovando o meu interesse. Pensei que, se eu fizesse Medicina, a minha área seria mais ampla. Quero ajudar as pessoas e ser um traumatologista. Mas eu já sabia que seria um caminho difícil. Ao me decidir por Medicina, eu precisei estudar – e muito. Eu atualmente não curso Odontologia, entraria agora em fevereiro. Realizei minha matrícula, mas ainda estou em dúvida. Vou esperar o resultado do Enem.

Você acredita que quem pensa em Medicina pode se dar bem em Odontologia?
Maurício Souza
Em relação de pessoas que querem Medicina, mas pretendem cursar Odontologia, eu acredito que a escolha é muito individual. Pode dar certo. No meu caso, serviria muito bem, pois eu posso conseguir a área em que eu pretendo trabalhar nas duas profissões. Mas claro que, na Medicina, é mais fácil se especializar em Traumatologia. Então, eu creio que é uma escolha que deve ser analisado com cuidado. Deve-se pensar se você encontrará uma especialização que te deixará satisfeito em Odontologia.

Medicina é um curso muito concorrido. Como você se preparou para enfrentar isso?
A concorrência é algo que pode te ajudar muito, se você aprender a lidar bem com ela. Sim, eu já senti medo da concorrência. Fuvest, Unicamp, UFPR... É só olhar as notas de corte: são todos muito concorridos. Mas eu decidi pensar de outro modo. Eu iria deixar um dado estatístico me colocar medo? Focar tanto naquilo estava afetando minha concentração e atrapalhando meu rendimento – como eu creio que acontece com muitos pré-vestibulandos. Então eu decidi confiar mais em mim. Eu pensava, nas horas difíceis: "Eu estudei para estar aqui. E eu me sinto preparado". Creio que ter confiança em si mesmo é primordial. 
Conte um pouco sobre sua rotina de estudos.
Quando eu fazia o Ensino Médio, eu estudava no horário regular de manhã, das 7h às 12h20. De tarde, eu estudava em casa, por volta das 13h30 até às 23h00. Mas eu não era muito rigoroso. Eu sempre fui flexível com o meu horário. Caso me sentisse cansado, eu dava um intervalo por alguns minutos, relaxava e depois eu voltava. Aos finais de semana, eu estudava das 7h às 18h. Eu focava principalmente na segunda fase de alguns vestibulares ou em provas vocacionadas. Normalmente, para Medicina, o peso é maior em Biologia e Química. Em algumas, como na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR), o peso é maior até em Física. Então, eu tentava ter o máximo de conhecimento nessas matérias. É claro que eu não deixava de lado as outras, que também são essenciais para a sonhada aprovação!
Sua nota de Redação – 980 – está muito além da média nacional. Como você se preparou para a Redação? Que dicas você dá para quem precisa melhorar a escrita dos textos?
A redação é importante em qualquer vestibular. Só que a importância da redação vai muito além disso. Saber argumentar é primordial, principalmente por escrito – tem a ver com cidadania. É uma habilidade importante a ser desenvolvida, do ponto de vista social. E pensar por esse lado pode te motivar. No Enem, a redação deve ser trada com muita seriedade. Eu posso afirmar que a Redação é totalmente decisiva na sua nota final. A dica que eu darei é: muita leitura e muito treino!
Pesquise sobre os temas possíveis, aqueles temas atuais, que estão sendo amplamente discutidos na imprensa. Na escrita, faça citações cabíveis que não fujam do tema, estruture de forma organizada. Mas o principal é se planejar: pense muito antes de expor seu argumento e analise se sua proposta de intervenção está mesmo excelente!
No Enem, como você desenvolveu o texto de Redação? Como administrou o tempo das questões?
No Enem, e usei a folha de rascunho para cálculos para escrever minha tese. Lá, eu separei os argumentos por tópicos. Fui analisando-os até selecionar o argumento mais forte. Sobre a parte objetiva: planeje-se. Eu quase perdi o tempo no segundo dia do Enem. Eu tive que chutar 5 questões que eu tinha deixado para o final, por falta de tempo. Aconselho começar pela parte que tem maior dificuldade, pois o tempo ainda é grande. Se você realmente não conseguir realizar a questão, não perca tempo. Vá para uma próxima. Circule o número da questão e, no final, você volta para ela.
Qual a mensagem que você deixa para aqueles que não foram tão bem esse ano no Enem e querem uma vaga em Medicina?
Para aqueles que ainda estão na luta: não desistam, assim como eu não desisti. Foque na área que você tenha maior dificuldade. E fique calmo: a sua aprovação vai chegar!

Quer perguntar algo a mais para o Maurício Souza? Ele responderá, aqui no blog, às dúvidas dos leitores. Deixe um comentário abaixo!

3 comentários:

  1. Parabéns já sou uma grande admiradora da sua nota e de seu esforço (y)

    ResponderExcluir
  2. Parabens Mauricio vc merece isso e mto mais pela pessoa que vc é seja em medicina ou odonto vc vai ser um grande profissional

    ResponderExcluir
  3. Parabens Mauricio vc merece isso e mto mais pela pessoa que vc é seja em medicina ou odonto vc vai ser um grande profissional

    ResponderExcluir