sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

8 perguntas que você tem vergonha de fazer sobre urina




Todo mundo urina. Mas isso não significa que todos entendem, perfeitamente, como o sistema urinário funciona. Há muitos mistérios envolvendo o assunto – começando com a cor que a urina deveria ser, passando por quanto tempo dá para ficar "prendendo" sem prejudicar a saúde, até a razão pela qual o álcool faz com que se urine mais. Clique abaixo para continuar a ler!


1) Como sua bexiga funciona?
Cerca de 95%  da sua urina, em composição, é água, que é filtrada do seu sangue pelos rins. Durante essa coleta de água, eles também filtram ureia (feita, por sua vez, de nitrogênio, um subproduto do metabolismo das suas células), íons cloreto, sódio, potássio e creatinina.

Tudo isso vai direto para uma pequena bolsa envolta por músculos: sua bexiga. "A bexiga é feita de diferentes tipos de músculos, células, terminações nervosas e vasos sanguíneos", diz o urologista Benjamim Brucker. "O desejo de urinar vem principalmente do relaxamento dos músculos da bexiga, que mandam um sinal ao cérebro quando a bexiga atingiu certo tamanho. Isso que causa a vontade de urinar".

Pesquisas recentes usando técnicas de ressonância magnética mostraram que esse sistema de comunicação é bastante complexo: o sinal da vontade de urinar é processado por 5 a 7 diferentes áreas no cérebro. Então, essas áreas enviam uma mensagem para que os músculos da bexiga se contraiam, e para que o esfíncter uretral (um par de músculos em forma de anel que permitem que a urina passe da bexiga para a uretra) se relaxe.

"Esse sistema é a razão pelo qual os humanos são capazes de realizar a continência urinária – isto é, segurar a urina e não urinar imediatamente, assim que precisam", diz Brucker.

2) De qual cor a urina deveria ser?
Há, no senso comum, a ideia de que a urina deveria ser perfeitamente clara a todo o momento – um sinal de que você está bem-hidratado. Na verdade, ter uma urina totalmente clara é um sinal de que você está bebendo água em excesso.

"É um mito que você deva estar sempre super bem-hidratado e com a urina totalmente clara", diz o urologista. A menos que você tenha um problema que requer que você esteja sempre muito bem-hidratado, uma urina mais escura não é algo problemático. Outras cores – como rosa, vermelho, laranja ou verde – pode indicar um problema nos rins ou no fígado, mas também pode ser causada por corantes alimentares e certos medicamentos.

3) Quanta urina sua bexiga pode segurar?
Mais ou menos isso:


Mesmo que você seja capaz de aguentar a vontade de urinar por muito tempo, sua bexiga é bem menor do que você imagina.

"Algumas pessoas têm bexigas maiores, outras menores, mas, em geral, a bexiga de um adulto pode segurar algo entre 300 e 600 mililitros", diz Brucker. "A fins de comparação, é o volume de uma lata de Coca-Cola".

4) É prejudicial à saúde segurar por muito tempo?
Na maior parte dos casos, não. Ainda que a melhor opção seja atender aos chamados da natureza, não lhe fará mal algum se, ocasionalmente, você segurar por algum tempo.

"Urinar em intervalos regulares – algo, como, em cada quatro a cinco horas – é provavelmente mais saudável", diz Brucker. "Dito isso, em pessoas saudáveis, normais, sem problemas médicos, vá fazer mal ao corpo prender por algum tempo? Provavelmente, não."

Definitivamente, é um mito que segurar por muito tempo fará sua bexiga estourar (a não ser que recentemente, você teve sua bexiga reconstruída usando outros tecidos corporais por causa de um câncer de bexiga). Também não há evidências de que prender por muito tempo aumenta os riscos de infecções urinárias (mais sobre isso a baixo).


5) Você pode beber sua própria urina?
Resposta: nem pense.

Em qualquer situação, essa é uma péssima ideia. Por dois motivos.

Primeiro que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a urina não é um líquido estéril. Bebê-la só irá te presentear com uma infecção das bactérias vivendo ali.

Segundo que, além de água, tudo que está na urina é a sujeira da qual seu corpo está tentando se livrar. Normalmente, isso só é 5% do volume total da urina, mas, se você está desidratado, a porcentagem aumenta. Beber muita ureia e outros subprodutos do metabolismo só te deixará mais desidratado e lhe trará o risco de desenvolver uma insuficiência renal. Isso porque seus rins terão que trabalhar duas vezes (ou mais) para filtrar o volume normal de metabólitos.

É uma péssima ideia beber a própria urina. Apesar de haver uma coleção de histórias de sobrevivência milagrosas onde, sem outros recursos, pessoas beberam a própria urina, a maior parte dos especialistas em sobrevivência – junto do Manual de Sobrevivência das Forças Armadas dos EUA – não aconselham tentar.
Além disso, de tempos em tempos, surge alguma história sobre beber a própria urina para curar ou tratar de doenças, inclusive câncer. A Sociedade de Câncer Americana, no entanto, confirma que não há evidências de que beber urina pode ajudar no tratamento de câncer.

6) O que causa infecções urinárias?
Tanto mulheres quanto homens podem pegar infecções urinárias, mas mulheres pegam muito mais por uma razão da Anatomia: suas uretras são mais curtas e localizadas mais próximas ao ânus,. Isso permite que bactérias passem com maior facilidade para as uretras em direção a bexiga. Tipicamente, isso ocorre com bactérias da espécie E. coli ou, mais raramente, do gênero Staphylococcus.

A atividade que mais dissemina bactérias é, geralmente, a relação sexual, em especial nas mulheres em pré-menopausa. Nelas, pesquisadores estimam que a culpa é do sexo em até 90% dos casos de infecções urinárias. O uso de diafragma ou de espermicidas aumenta as chances de alguém contrair uma infecção urinária. No entanto, contradizendo a sabedoria popular, não há evidências de que tomar banho após uma relação sexual, ou usar camisinhas ou comprimidos anticoncepcionais diminuem as chances de uma infecção urinária.  

Antibióticos são geralmente eficazes para controlar uma infecção, mas raramente eles irão acabar com todas as bactérias: 44% das mulheres têm um novo episódio de infecção urinária dentro de um ano após serem tratadas pela primeira vez.

7) Como segurar por muito tempo quando você não pode ir?
Para os novatos, é possível treinar a si mesmo para não ter que ir a toda hora. "Eu vejo muitos pacientes reclamando sobre ter que urinar várias vezes ou ter uma bexiga hiperativa", diz Brucker. "Mas, na maior parte dos casos, é só questão de matar o hábito que eles têm de urinar a cada oportunidade que tem, porque aí eles vão ao banheiro umas 25 vezes por dia".

Simplesmente segurar por um bocado em vez de ir assim que você sentir vontade de urinar irá, gradualmente, fortalecer tanto o circuito mental responsável pela continência urinária quanto os músculos da bexiga que lhe permitem prender a urina. É um mito, porém, que segurar a urina irá fazer com que a bexiga seja capaz de acomodar mais urina no futuro.

O guia do WikiHow (exoticamente ilustrado) tem umas dicas interessantes: ajuda cruzar as pernas se você está em pé, mas não se sentado. Nesse caso, trazer a coxa na direção do abdômen irá aumentar a pressão sob sua bexiga. Não se mexa muito, não beba nada e tente pensar em algo totalmente alheio a vontade de urinar.

8) Por que cafeína e o álcool causam vontade de urinar?
 
Álcool e cafeína são ambos diuréticos, mas eles funcionam de modo distinto. O álcool atrapalha a produção de um hormônio chamado de vasopressina (por vezes chamado de hormônio anti-diurético ou ADH).

Normalmente, a hipófise, uma glândula localizada no seu cérebro, secreta tal hormônio, que basicamente, comunicam ao fígado para que eles retirem menos água do sangue. Desse modo, há menor produção de urina. O álcool, no entanto, interfere na secreção desse hormônio, de modo que menos água é filtrada e vai compor a urina – e você, assim, precisa urinar mais vezes. Bebendo muito álcool e pouca água, por certo tempo, ocorre a desidratação, que é uma das formas pela qual o álcool causa a ressaca.

Cafeína age como um diurético de um modo diferente. Quando a cafeína chega a sua corrente sanguínea, ela altera a atividade no interior dos rins – fazendo com que eles filtrem mais sódio do sangue. Através da osmose, mais água escapa do sangue. Resultado: mais urina

No entanto, a cafeína não é um diurético tão poderoso. A quantidade de cafeína encontrada no café, no chá e nos refrigerantes não é capaz de aumentar muito a produção de urina em pessoas saudáveis. Além disso, pessoas que frequentemente ingerem cafeína desenvolvem uma tolerância aos seus efeitos diuréticos. Em outras palavras, para que a cafeína realmente te faça urinar mais, você teria que consumi-la em quantidades excessivas.

Um comentário:

  1. nesse caso, a cafeina não iria estimular a produção de urina e sim a água que faz parte do café rsrsrs

    ResponderExcluir