segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Gabriel do Nascimento, que fez 808 pontos no Enem, dá dicas ao vestibulandos de Medicina

Gabriel do Nascimento passou da marca de 800 pontos no Enem

             Gabriel do Nascimento tenta uma vaga em Medicina desde a conclusão do terceiro ano do Ensino Médio, em 2012. A experiência e o esforço empreendido durante esses três anos lhe renderam sabedoria. A prova está nas excelentes pontuações que ele obteve no último Enem. Teve grande sucesso em Matemática, pontuando incríveis 903,6 nessa área. Já em Ciências da Natureza, ele garantiu 843,8. Em Ciências Humanas, obteve 733,4 pontos e 663,1 pontos em Linguagens. Já na Redação, ele fez mais que o dobro da média nacional: pontuou 900.

            Com uma invejável média final de 808,78 pontos no Enem, ele escolheu, no SISU, os cursos de Medicina na UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) como primeira opção e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) como segunda opção. Querem saber também como tirar mais que 800 pontos no Enem? Querem saber como acertar mais de 150 questões no Enem? O "Caderno de Medicina" entrevistou o Gabriel. Ele conta aqui os seus segredos para o sucesso no Enem. Além disso, Gabriel também deixa uma mensagem de motivação para aqueles que almejam uma vaga em Medicina e estão desanimados por anos de cursinho ou estudo sozinho.

Como você se decidiu por Medicina? Por que escolheu esse curso?
Eu quero Medicina desde que me entendo por gente. Lógico que eu não pensava apenas nessa profissão, mas sempre pensei nela. Decidi mesmo no 3º ano. Eu estava querendo fazer Biologia por achar que não passaria naquele ano (e realmente não passei). Mas, ao conversar com uma amiga, ela fez com que eu percebesse que eu deveria lutar pelo que eu realmente queria. Ela já havia feito uma faculdade e estava lutando por Medicina. Creio que escolhi Medicina porque gosto de ajudar as pessoas. Acho muito gratificante, e também porque é uma profissão que não fica na mesmice, é tudo muito diferente e sempre tem novidades. E eu me entedio muito facilmente, então queria algo que sempre me animasse.

Você se dedicou apenas para o Enem?
Não me dediquei apenas ao ENEM, apenas no mês anterior a prova. Eu estudava pra USP, UNICAMP, UNESP, UNIFESP. FAMEMA e Enem, sem um foco na verdade.

Para encarar a prova do Enem, qual foi sua estratégia? Você priorizou alguns assuntos mais que outros? O que você acha ter sido fundamental para seu sucesso na prova?
É possível ir bem no Enem mesmo se
você tira um cochilo de vez em quando.
A minha estratégia é a mesma de toda prova. No 1º dia, eu resolvia primeiro Biologia, Química, Física, Geografia e História, nessa ordem. No caso, seria por ordem de afinidade e gosto. No 2º dia eu lia o tema da redação pra deixar as ideias soltas na mente, fazia Matemática e depois Português, também em ordem de afinidade. Acho que o fundamental foi eu saber como era o melhor jeito para mim, eu sempre fazia provas assim e sabia que dava certo. Também sou muito calmo e pouco ansioso, então isso não me prejudicava.

Como era sua rotina de estudos? Estudava aos fins de semana?
A minha rotina de estudos era de segunda a sábado, eu NUNCA estudei no domingo, salvo os simulados Enem do cursinho. Eu sempre tirava o domingo para descansar. O cursinho era de segunda a sábado das 7h05 às 12h30. Terça, sábado e algumas sextas, eu tinha aula de tarde das 14h05 às 17h45/18h15. Já quinta-feira eu tinha aulas a noite das 19h15 às 21h30. Quando eu não estava nessas aulas eu sempre tentava estudar, após o almoço (que acabava umas 14h), das 14h às 20h/22h.

Para a Redação, o que você acha ser fundamental para garantir uma boa nota?
O fundamental é você dominar o tema. Comigo sempre foi assim. Se eu lesse o tema e o achasse ruim, eu sabia que minha nota seria deplorável. E o contrário também era verdade. Ano passado, o tema foi Lei Seca. Quando eu abri a prova eu quase chorei, eu disse pra mim mesmo "Esse ano não passo por causa da Redação". E foi o que aconteceu, minha nota foi horrível como eu saberia que seria... Agora esse ano foi diferente, eu sabia que conseguiria com aquele tema, mesmo não esperando uma nota tão alta.

No dia da prova, como você lidou com o nervosismo? Como administrou o seu tempo?
Como eu disse, eu sempre fui uma pessoa muita calma para provas. Então, para esse fator, eu nunca me preocupei na realidade. O tempo também... Eu sempre tive agilidade em fazer provas. Eu sempre saía antes do tempo determinado. Eu sempre pensava que deveria ter ficado até o final, mas não é verdade. Eu fazia a prova com rapidez e não conseguiria fazer em um tempo diferente. Para administrar o tempo, eu sempre usava o relógio e ficava calculando quantas questões faltavam. Para o Enem, sempre estipulei 3 minutos para cada questão. Daí, eu via se restava tempo. Para mim, sempre restava.

Qual é a mensagem que você deixa para aqueles que, assim como você, escolheram Medicina e agora buscam uma vaga nas universidades brasileiras?
Eu digo para não desistirem. Também não tentem algo mais fácil, mas que vocês não queiram realmente. Porque foi isso que aquela amiga me disse. Até hoje eu penso em como minha vida seria diferente (pra pior) se eu não a tivesse conhecido ou escutado. Eu sei que o cursinho ou estudar por conta própria é muito desgastante, ainda mais quando ficamos anos e anos tentando. É horrível, uma das piores sensações da vida.


Eu queria, sim, estar morto todos os dias que chegava naquele cursinho. Mas no momento que eu sentava na cadeira, mesmo querendo estar morto, eu dava o meu máximo. Se você relaxar, isso pode te custar outro ano. E, por pior que seja, vale a pena. Logo depois de saber da minha nota eu fui assistir o filme "Invencível", dirigido pela Angelina Jolie. Nesse filme, o personagem diz essa frase: "Um instante de dor vale uma vida de glória" e aquilo simplesmente se encaixou perfeitamente no que eu estava sentindo, eu fiquei até abismado. Os anos de cursinho, de noites mal dormidas, de erros repetidos... Toda essa dor de tentar e não passar valia a vida que eu espero ter agora na Medicina. Então é isso, vai valer a pena.

10 comentários:

  1. obrigada pelo seu depoimento, foi uma injeção de animo e otimismo!Espero conseguir,assim como vc!Parabens pela determinação!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, jovem, vc merece. Eu estou com 59 anos e já fiz fiz prova pra letras e filosofia e fiquei em 2º lugar, mas não podia pagar o curso e desistia. Mas sempre fui amante da leitura e aprender sempre. Me tonei alcoólatra por causa do divórcio e dificuldades, mas lutei e com a ajuda do Senhor, consegui e hoje sou liberto e voltei a estudar. Meu desejo é ir bem no Enem 2017 e entra na UFSM, mas estou estudando por conta; será que devo continuar e, será que consigo? Se puder, me dê uma resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Milton! Boa noite! ... Espero que não tenha desistido ou se deixou de lado ou algo assim, quero que saiba que ainda há tempo, pois nunca é tarde nas mãos do Senhor, a fé é inabalável... Consequentemente os nossos preceitos e sucessos dependem exclusivamente nosso. Pois mesmo Jesus, quando fazia seus milagres dizia para os que foram salvos esta frase -> A tua fé quem o salvou" . Pois então, Milton. Em Ezequiel 18 também diz que "A responsabilidade é pessoal" . ... Nunca é cedo para decidir ou tarde para tentar. Este é o melhor momento. Tenha fé, força e foco!!! Por seus frutos o conhecerei... Quais são seus frutos, Milton? Vá florir, vá estudar, trabalhe e veja que Deus é contigo!!! A vida é bela!!! ^^ :D... Espero ter ajudado. O nome de Deus seja louvado. até mais ...

      Excluir
  3. Sr Milton, acredite em seus sonhos. Deus é tão grandioso em nossas vidas. Acho que tudo vale a pena pelos nossos sonhos. Corra atrás deles. Se o senhor quiser posso te enviar um material para que estude em casa.
    Tente também uma bolsa de estudos em algum cursinho de sua região. Acho que vale a pena.
    Vá em busca de seus sonhos

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida que consegue. Nunca é tarde pra se reinventar e tentar novamente. Eu sugiro que resolvas provas anteriores e verifique dessa formas os assuntos que mais tens errado. E assim, dá prioridade para aquilo que cai mais e que tu erras mais. Acho que é uma ótima maneira de otimizar os estudos. Não desista. "Todo trabalho árduo traz proveito..." - Provérbios 14,23.

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou calma em horas fe provas. Sempre gostei de estudar.Tirei nota no Enem. Estou estudando Gestão Pública. Foi a primeira vez que prestei o Enem. Fiquei emocionada ao saber que tinha ido bem. Estudei depois de adulta,porque não tive oportunidade quando jovem.Fiz supletivo de Segundo Grau.Amo os estudos.Como tinha o sonho de cursar
    Universidade, fiz o exame do Enem.Eu achei que não conseguiria me pontuaro suficiente por ter estudado só o supletivo, já que o mesmo não ví todo o conteúdo que estava presente na prova do Enem. Mas sou esforçada. Estudei muito pela Internet e tirei nota. Vale a pena lutar. A força de votade é tudo na Vitória que se almeja. Me sinto feliz por estar estudando. Saber que estou incluída no Curso Superior, me deixou tão motivada que já estou falando outro idioma.'Curso de Inglês', ao qual faço nas horas vagas fora do meu curso- Gestão Pública.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Estou no primeiro ano do ensino médio e vou começar a me preparar para o Enem.Pretendo cursar odontologia,gostei das suas dicas! E parabéns!

    ResponderExcluir