terça-feira, 20 de janeiro de 2015

"Nunca desista do seu sonho", diz Leandro Martins, aprovado em Medicina na UERN

Leandro Martins conta sua trajetória até à aprovação, em entrevista. Recém-aprovado em Medicina, ele fala da importância de perseverar

Leandro Martins
            Você tem medo do quê? O que deixa você desanimado na busca por uma vaga em Medicina? Talvez você tenha se esforçado e dado o melhor de si, mas o resultado não tenha sido satisfatório. Como se manter motivado após um, ou dois, ou três (ou mais...) anos tentando? Apontar a injustiça do mundo, culpar a si mesmo? Desistir? Essa última está fora de cogitação. "O vestibulando de Medicina não estuda para passar, estuda até passar!", diz Leandro Martins. Ele foi aprovado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Medicina.
           
             Leandro sabe muito bem o que é tentar e tentar, mas não conseguir. Ele já estava em sua terceira tentativa, quando foi aprovado. Ele poderia ter desistido no primeiro ou no segundo ano de tentativas. Leandro poderia ter dado voz à impaciência e buscado um curso mais fácil. Poderia ter buscado um "atalho" para Medicina – num curso com grade curricular parecida, a fim de concluir algumas matérias (uma estratégia que, para quem realmente quer Medicina, costuma ser fruto de grande infelicidade). Mas, para Leandro, era tudo ou nada. Ele não deixou as desistências o desmotivarem. Continuou a tentar.

            Talvez é a concorrência que te assuste. Afinal, as notas de corte para Medicina costumam ir além dos 800 pontos, no SISU, nas federais e, em qualquer forma de vestibular, a competição é acirrada. Você pensa que não está preparado? Talvez sua escola não tenha lhe dado tanto suporte no Ensino Médio. O Leandro já se sentiu da mesma forma. Ele passou por escolas públicas - estudou nelas a vida toda. Em algumas, como ocorre em muitas escolas públicas, apesar dos excelentes profissionais que lá trabalhavam, não havia toda a estrutura necessária para enfrentar tamanha concorrência. Ele conta que ousava sonhar no máximo, em ser professor. "O que eu sempre havia pensado em fazer era me formar em Matemática", diz. Mas Leandro não se acomodou. Ele decidiu ir além: buscou o IFRN. Por lá, ele conta, o ensino era melhor, o que somou com o restante de sua vida acadêmica. Dessa forma, se preparou e se fortaleceu para enfrentar a concorrência dos cursos de Medicina.

             Segundo ele, o real segredo da vitória é um conjunto de toda sua vida acadêmica. É a reunião de cada um daqueles que contribuíram para ela, da convivência com seus professores, colegas, servidores e as escolas pelas quais ele passou durante essa jornada.


            Talvez você sempre tenha tido um bom suporte, mas sinta que não foi um estudante muito sério até ter que encarar o vestibular de perto. Não há nada que esforço e disciplina não resolva. Não importa quantas horas por dia sobrem para você estudar sozinho – no caso do Leandro, ele muitas vezes tinha que se contentar com apenas 4h diárias, além do ensino regular. Leandro fazia de tudo, então, para fazer com que as sessões de estudo valessem à pena e rendessem. O futuro médico diz que se deve preferir qualidade à quantidade.

            Creio que todos nós podemos aprender um pouco com o Leandro Martins. Ele nos ensina o valor da paciência e da perseverança. Não desista!

Entrevista
Você sempre quis ser médico? Como você se interessou pela Medicina?
Eu lembro que, na infância, eu gostava de ver quando passava algum médico na televisão. Sempre tinve muita admiração pela profissão. Só que o que eu sempre havia pensado em fazer era me formar em Matemática e ser professor. A história mudou quando eu passei no IFRN (o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que também é uma instituição de ensino médio).

Até então, eu não me achava capaz de passar em Medicina por vários motivos. O principal deles era por eu morar num sítio e ser filho de agricultores com renda baixa. Nunca tive, então, muitas oportunidades. Só que ao entrar no IFRN, comecei a ter um ensino muito diferente das escolas municipais e estaduais que tinha passado. A partir daí, aquele antigo sonho infantil de querer ser médico começou a ser despertado. Eu me sentia mais confiante para disputar um vestibular tão concorrido quanto o de Medicina.

O curso de Medicina é sempre muito disputado. Qual foi a estratégia que você adotou para lidar com tanta concorrência? Qual era sua rotina de estudos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu sempre tentava, ao fim do dia, revisar o que eu tinha estudado na escola mais cedo e usava esse período para tirar as dúvidas. Tinha aula de manhã, das 7h às 12h, à tarde das 13h às 16h, eu precisava trabalhar, pois era bolsista no IFRN. Daí, eu estudava estudava das 16h às 22h       .
Leandro foi aprovado na UERN, em Medicina

A estratégia que melhor funcionou para mim foi de dar atenção para 2 disciplinas por dia. Eu estudava o assunto, esgotava-o e tentava ir responder questões. Meu tempo de estudo, porém, não era rígido. Variava muito. Eu estudava nos fins de semana também umas 10h e durante a semana de 4h a 6h. Pode parecer pouco tempo, mas o que vale é a qualidade do estudo e não a quantidade.

O que você considera ter sido fundamental para a sua aprovação em Medicina? O que você fazia para otimizar suas horas de estudo?

Acredito que o fundamental foi não desistir. Já era minha terceira tentativa. A fim de otimizar as horas de estudo, eu dava meu melhor para responder as questões. Mas, se eu não soubesse respondê-las, eu tirava dúvidas com alguns professores. Não adianta chegar numa questão que você percebe não ser capaz de resolver, mas ficar ali, por horas, tentando.

Valeu a pena todo o esforço? Para onde você foi aprovado? Qual foi a sensação de ter visto seu nome na lista de aprovados?

Com certeza, UERN Mossoró - RN. A sensação é inexplicável. Só quem passa por esse momento pode entender. É uma felicidade incontrolável.

Você já pensou na especialidade que seguirá? Se sim, qual? Por que fez essa escolha?

Sim, penso em fazer pediatria. Gosto muito de crianças. Acredito que estarei realizado nessa especialidade.

Qual mensagem você deixa para aqueles que, como você, decidiram por uma carreira em Medicina e estão agora se preparando para o vestibular?


Nunca desista do seu sonho! Medicina é difícil mesmo de passar. Muito raramente, se consegue passar de primeira. Só que não é impossível. Todos podem. Basta acreditar que vocês são capazes, abdicar de algumas coisas e estudar bastante. Um vestibulando de Medicina não estuda para passar, estuda até passar! Para mim, é como se fosse uma fila. A cada vestibular feito, a cada ano de estudo, você chega mais próximo do seu sonho. A batalha é difícil, mas ver que foi aprovado em um dos cursos mais concorridos e lembrar de toda sua luta é algo muito gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário