terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O segredo dos aprovados: Gabriel Felix (Faculdade Atenas)

Gabriel Felix é prova de que o esforço é, no fim
das contas, recompensado
          "Patch Adams" pode ser um filme bonitinho. O habilidoso sarcasmo do doutor House pode arrancar risadas dos fãs do humor negro. E, daqueles fãs de drama, Grey's Anatomy é uma excelente fonte de entretenimento. Apesar do universo médico ser idealizado e glamourizado nas telas da TV, a realidade é diferente. Quem está aí para provar é o entrevistado do dia, Gabriel Felix. 

             Ele fez quatro anos de cursinho e teve ainda fôlego (leia-se: uma dose incrível de motivação e ânimo para seguir em frente) para estudar em casa. Disciplinado e calmo, o rapaz largou tudo em busca do seu sonho. Enclausurava-se no seu quarto, onde mantinha um plano de estudos rigoroso. Revezava entre os livros e as vídeo-aulas. Gabriel garante que ser autodidata tem seu mérito. Esse é, sim, um caminho potencialmente bem-sucedido para os capazes de manter o foco. 

           Gabriel Felix foi aprovado em Medicina na Faculdade Atenas, localizada em Paracatu, em Minas Gerais. Ainda aguarda os resultados do Enem. Confira em detalhes o martírio que ele enfrentou - e a felicidade que o recompensou, junto de sua família, logo depois.


Por quanto tempo você estudou? Qual era a sua rotina de estudos?
Fiz 4 anos de cursinho. Eu assistia às aulas pela manhã. À tarde, eu ficava no cursinho estudando individualmente e buscando ajuda dos monitores dos plantões de dúvidas. Eu estudava aproximadamente 8 horas por dia, tirando as aulas da manhã. Nos sábados, eu também tinha aulas pela manhã e simulados semanais à tarde. Então, só me sobrava os domingos para lazer. Eu me dedicava à leitura de revistas, atualidades. Também deixava para colocar as listas de exercícios atrasadas em dia.

Você também estudou sozinho por um tempo, certo? O que o vestibulando que optar por isso precisa saber?
É verdade.  Eu estudei sozinho em casa por um ano. Para quem escolher isso, saiba que é preciso ter muita disciplina. Eu levantava cedo todos os dias. Eu acordava às 7h e às 8h começava a estudar. Outra dica é ter um ambiente de estudo iluminado e silencioso, sem a interrupção de familiares. Eu, por exemplo, conversei com os meus pais e pedi para que eles não me incomodassem durante as sessões de estudo.

Em casa, como você estudava?
Um professor me ajudou a montar um horário de estudos. Aqui vai outra dica: é imprescindível ter um horário de estudos e seguí-lo rigorosamente caso opte por estudar em casa. Caso contrário, as chances de perder o foco são grandes. Pela manhã eu estudava as matérias que eu tinha mais dificuldades, como física e matemática. Eu dedicava duas horas para cada, isso de segunda a sexta. À tarde, eu estudava as outras matérias. Na segunda à tarde, eu também fazia uma aula específica de redação, que durava uma hora. Isso também é algo indispensável porque não se pode perder o ritmo na produção de textos. E, aos sábados, eu fazia os simulados do cursinho.
A Faculdade Atenas, em Paracatu, Minas Gerais

Estudar sem a ajuda de um professor é, por vezes, difícil. Qual materia você utilizava? Você assistia a vídeo-aulas para tentar compensar isso?
Eu estudava por livros. Eu creio que eles são mais completos que apostilas e resumos. As vídeo-aulas me ajudaram muito. De Biologia, eu assistia às do Biologia Total com o Jubilut. Recomendo, pois há simulados e lista de exercícios . De física, era o Física Total com Yves Urquiza. De Química, assistia ao Química em Ação com o Paulo Valim e Matemática, com o Neckie. Todos eles são muito bons.

Imagino que tenha sido cansativo usar quase todo o seu tempo para o vestibular
Sim. Durante esses anos tive que me abdicar de muitas coisas, como namoro, festas em família, passeios, de me divertir aos domingos. Precisava ser assim porque todo o meu foco estava no objetivo de passar no vestibular.


E, durante esses anos de sacrifício, você pensou em desistir?
Confesso que não foi fácil. Pensei em desistir algumas vezes, sim. Só que era momentâneo porque a minha vontade de passar era muito maior.

E como foi no dia decisivo? Como você conseguiu manter a calma ao ficar cara a cara com a prova? O que garantiu seu sucesso?
Eu nunca tive problemas com nervosismo. Sou muito tranquilo e raramente fico ansioso. O que me ajudou, que foi até a recomendação do professor no cursinho, era chegar confiante à prova. Pensar que eu iria passar e eu fazia a prova assim, motivado. Eu só levava mesmo água e uma barrinha de cereal para a prova.

Como foi sua reação ao receber a notícia de sua aprovação? Imagino que sua família esteja muito feliz
Nossa na hora nem acreditei! Pensava: "Será que sou eu mesmo?". Foi muita emoção! Minha mãe estava comigo. Na hora, ela só chorava. Meu pai, eu liguei para ele e ele também começou a chorar. Mas, para mim, ainda parece que a ficha não caiu. Digo que todos esses anos de sofrimento valeram à pena porque a recompensa disso tudo é muito prazerosa!

Leia outras entrevistas com os aprovados em Medicina clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário