domingo, 21 de agosto de 2016

O trajeto dos espermatozoides


Os espermatozoides são produzidos nos túbulos seminíferos - que são finos enovelamentos localizados no interior dos testículos. É nesses túbulos que se dá não apenas a produção de hormônios sexuais - como a testosterona, pelas células intersticiais (ou de Leydig), mas também a espermatogênese. 

A espermatogênese compreende a formação de espermátides - células germinativas haploides - e, logo depois, a espermiogênese. Na espermiogênese, o DNA nuclear torna-se muito condensado. O complexo de Golgi produz enzimas específicas e se acumula em torno do núcleo, formando o acrossoma. Em seguida, é formado o flagelo, a partir do centríolo. As células de Sertoli, que compõem o túbulo do seminífero, fagocitam as partes de citoplasma residual, que não serão aproveitadas.

Após a produção dos espermatozoides, eles migram, por meio dos ductos eferentes, para a porção cefálica do epidídimo, estrutura que recobre o testículo. Os ductos epididimários recolhem os espermatozoides que foram produzidos nos túbulos seminíferos e os armazenam. 

Mais que "guardar" os gametas masculinos, o epidídimo é o ambiente que permite a maturação dos espermatozoides. No epidídimo, o espermatozoide sofrerá intensas alterações morfológicas e bioquímicas - ganhando motilidade progressiva e maiores chances de sucesso na fecundação. Ao alcançarem a porção caudal do epidídimo, os espermatozoides são conduzidos para os ductos deferentes.

Os ductos deferentes são tubos pareados que passam pelo abdome, contornam a bexiga e fundem-se com as glândulas seminais. As glândulas seminais estão localizadas na face posterior da bexiga. Tais glândulas acumulam líquido nutritivo que será liberado no momento da ejaculação, para compor o sêmen, junto com os espermatozoides. Das glândulas seminais, partem o ducto ejaculatório, que desemboca na uretra.

A próstata está localizada logo abaixo, englobando em seu interior a uretra. A próstata tem a função de liberar secreções nutritivas que comporão o sêmen. A uretra intraprostática se inicia no colo da bexiga e percorre toda a próstata.

Há depois, a uretra membranácea, que percorre desde o ânus até a raiz do pênis (trajeto perineal). Entre a próstata e o bulbo do pênis, estão as glândulas bulbouretrais, que secretam secreções que limpam o canal da uretra antes da passagem dos espermatozoides.

Por fim, há a uretra esponjosa, que percorre todo o pênis, abrindo-se no óstio externo da uretra. É importante citar que, ao serem expelidos no sistema reprodutor feminino, os espermatozoides ainda devem sofrer a capacitação. Esse processo, que ocorre ao longo do caminho para a tuba uterina, aumenta a motilidade do flagelo e expõe na superfície da membrana plasmática do espermatozoide proteínas que possibilitarão sua ligação à zona pelúcida do ovócito.

9 comentários:

  1. Alguns erros de portugues... Mas me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  5. Incrivel,muio bom e completo para aqueles que ostam de estudar!!

    ResponderExcluir